15/02/2022
Abrir uma clínica médica é uma decisão que traz consigo uma série de responsabilidades. Além de adquirir os melhores equipamentos, prestar um atendimento humanizado e gerir as finanças, também é preciso pagar impostos.
Inclusive, as empresas brasileiras precisam lidar com uma carga tributária bastante elevada. O que faz com que seja comum buscar por formas legais de reduzir o valor pago por meio do recolhimento de tributos.
Desta forma, os gestores de uma clínica médica encontram na equiparação hospitalar uma estratégia efetiva na economia tributária. O que você acha de compreender melhor este assunto e descobrir como se beneficiar por meio dele?
Uma clínica médica, por meio da equiparação hospitalar, acaba usufruindo de uma redução de alguns impostos. Estamos falando do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
Sendo assim, ambos os impostos possuem uma porcentagem de 32%, no entanto, com a adoção desta estratégia, eles sofrem algumas mudanças. Confira a seguir:
IRPJ - Redução de 32% para 8%;
CSLL - Redução de 32% para 12%.
Agora, uma clínica médica pode ter como resultado uma economia significativa no seu recolhimento de impostos. É importante ressaltar que, para usufruir da equiparação hospitalar, deve-se estar enquadrada no Lucro Presumido.
Fonte: Contábeis