Notícias Contábeis
Fique informado com as últimas noticias

ANS aprova reajuste para 2022 e planos de saúde terão maior aumento em 22 anos


27/05/2022

 

ANS aprova reajuste para 2022 e planos de saúde terão maior aumento em 22 anos

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou um novo reajuste para os planos de saúde individuais e familiares para o período de maio de 2022 até abril de 2023.

O aumento previsto será de 15,5%, sendo a maior elevação já aprovada pela diretoria da agência desde 2000.

O percentual escolhido é o maior que poderia ser aplicado em cima das mensalidades, que foram reduzidas pelo índice da ANS em 2021.

De acordo com a ANS, que ainda não publicou a decisão do Diário Oficial da União (DOU), a alteração vai atingir aproximadamente 8 milhões de contratos, representando 16,3% dos consumidores de planos de assistência médica no país.

O reajuste poderá ser aplicado pelas operadoras a partir da data de aniversário do contrato, quando chegar no mês original da contratação.

A agência afirmou que o cálculo utilizado foi baseado nas diferenças das despesas assistenciais dos beneficiários dos planos individuais de um ano para o outro.

No ano anterior, a ANS anunciou pela primeira vez um reajuste negativo das mensalidades, de -8,19%, o que influenciou na atual decisão de um aumento maior.

O reajuste, na ocasião, se deu devido à pandemia e a redução do uso dos planos em 2020, quando houve restrição da circulação e por isso foram menos utilizados para exames, consultas, cirurgias e terapias, sendo mais utilizado para atendimentos relacionados ao Covid-19.

Fonte: Contábeis

Voltar